segunda-feira, 2 de maio de 2011

O crescimento do ateísmo no Brasil e no mundo

Por Renato Vargens

Há pouco eu publiquei um texto no meu blog onde abordei sobre o surgimento da Escola Dominical Ateísta.

Hoje eu li uma pesquisa na Folha deSão Paulo de 22/03/2011, que  que a religião poderá  ser extinta em até nove nações ricas que foram analisadas em um estudo científico.  A pesquisa identificou uma tendência de aumento no número de pessoas que afirmam não ter religião na Austrália, Áustria, Canadá, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Suíça e República Tcheca --o país com o índice mais elevado, com 60%.  Usando um modelo de progressão matemática, o levantamento --divulgado durante um encontro da American Physical Society-- mostra que as pessoas que seguem alguma religião vão praticamente deixar de existir nestes países.  Na Holanda, por exemplo, 70% dos holandeses não terão religião alguma até 2050. Hoje, esse grupo é de 40% da população. 
  
Outra reportagem afima que o número de americanos que se identificam como cristãos – considerando suas inúmeras variações – teve uma queda de 10 pontos percentuais no mesmo período, passando de 86% para 76% da população. Estes são dados que impressionam, principalmente quando se considera que os mesmos são provenientes dos Estados Unidos, vistos por muito tempo como um verdadeiro celeiro de pastores e missionários.

No Brasil, também aumentou o número de pessoas que declaram não ter religião, incluindo os ateus. Pelos dados do IBGE, atualmente esse contingente representa 7,3% da população, contra 1% dos anos 70.

Caro leitor,  o crescimento do secularismo além da multiplicação do número de pessoas decepcionadas com Deus e a religião, como também a ênfase do liberalismo teologico, e de  um neopentecostalismo doentio que ensina sobre  um deus falso, tem contribuido em muito para o redescobrimento por parte do povo das filosofias atéias que se opõem com veemência a pessoa de Deus.

É claro, que o Brasil, devido a inúmeros fatores está ainda bem aquém do quadro desesperador que por exemplo se encontra a Europa. Todavia, acredito que os números são preocupantes, e que nós como cristãos devemos acender a luz amarela, mesmo porque, senão fizermos alguma coisa, corremos o risco de em poucos anos termos uma nação absolutamente secularizada.

Pense nisso!

Renato Vargens

Um comentário:

  1. Companheiro, sejamos analistas antes de idealistas contrapostos, com certeza, a idade media foi a era mais marcante na história do homem, e não generalizamos, não foi a noite dos mil anos, nem a era das trevas, isso é um pré-conceito criado no renascimento, talvez a vida na terra não foi tão destruída quanto está sendo nos dois últimos séculos que se passaram e no que estamos, mas isso não significa que eu queira uma nova idade media. Bom como eu havia dito, devemos ser analistas, pense junto comigo, toda nova era que se aparece, junto consigo trás uma bagagem de divergências extremamente polêmicas, uma delas é a religião, o ideal da idade média era a crença em deus, e o ideal na era contemporânea cuja qual estamos, é a crença na ciência, então veja, são ideias contrapostas. Talvez estejamos vivendo o ultimo século das religiões no ocidente e na Europa, e o inicio do fim das mesmas no oriente médio, isso é um fato, não podemos negar, mas antes de religiosos crentes caírem na porrada com os ateus, eles tem que se lembrar da ética, de que o respeito vem acima de tudo, quando digo tudo, me refiro realmente a tudo. Nós estamos em um período de transição, qualquer tipo de transição tem seus problemas e suas atenções especificas, e estamos justamente em uma das mais perigosas, precisamos manter o bom senso para que um novo apocalipse criado pelo homem aconteça na terra, não queremos guerra, queremos? Então, simplesmente siga as ideologias de seu messias Jesus, ele mesmo diz para sermos tolerantes com todo mundo, respeitai-vos a todos, talvez tu não sejas católico, mas na principal oração do católico diz: "perdoai a todos que nos tenham ofendido, e livrai nos de todo o mal" não vamos gerar uma nova guerra, vamos gerar um mundo evolutivo e pacífico. Detalhe, eu sou ateu.

    ResponderExcluir